Quando se trata de marketing digital, as palavras ‘engajamento digital’ fazem parte da rotina de quem trabalha nesse ramo. Até mesmo quem não trabalha na área, mas utiliza as redes sociais de forma assídua, conhece um pouco sobre engajamento, pelo menos de ouvir falar.
Afinal, no mundo de hoje, que se comunica através das mídias sociais, interage, influencia, expõe opiniões e debate por meio da internet, esse tema se tornou recorrente.
O que não significa que seja fácil atingir metas estabelecidas por empresas que atuam no ramo. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre o tema e daremos dicas para melhorar seu engajamento. Vamos nessa?
O que é engajamento?
Em relação ao marketing digital, principalmente aquele voltado para as redes sociais, engajamento digital pode ser resumido como, todas as ações exercidas pelos usuários, seguidores daquela conta. Curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de demonstrar atividade naquele espaço, é o que chamamos de engajamento.
Atualmente, a grande maioria das empresas concentra suas ações no Instagram, por vezes, no Tik Tok. Há aquelas que têm um conta em cada rede social (Facebook, Twitter), a fim de manter uma relação de proximidade com cada parcela de seu público-alvo, de acordo com a proposta do produto ou serviço da empresa, é claro.
Em qualquer uma das redes, o que mais conta como engajamento digital são as ações que os internautas produzem por vontade própria. Por isso, para alguns visualizações não podem ser consideradas engajamento. Visto que, rolando o feed os usuários podem visualizar vídeos e fotos de modo automático.
No entanto, ao comentar, curtir e compartilhar, é feita uma escolha. Ainda assim, para outros, as curtidas são menos relevantes na hora de medir o engajamento digital. Isso porque, é exigido pouco esforço para curtir uma foto, sendo assim, mesmo sendo a base do engajamento, ainda tem menor relevância para as métricas.
Como medir o engajamento digital?
Você já sabe que alguns dos parâmetros usados como métricas de engajamento digital são: os comentários, as curtidas, os compartilhamentos, salvar o conteúdo etc.
Dentro da rotina dos profissionais que trabalham com as redes sociais, essas medições são comuns e parte do dia a dia. Ainda é importante lembrar que, cada rede social tem um tipo de meio de calcular o engajamento.
As redes sociais têm os chamados Analytics, e cada uma usa um meio de medir o engajamento. Para o Instagram, são levados em consideração todas as ações que o usuário praticou no post. No Youtube, quantos minutos de vídeo foram assistidos, é uma forma de medir.
O número de seguidores também influencia nessa medição. O número de seguidores da página é considerado em relação às interações no post determinado. O alcance do post também é levado em consideração, afinal, não há como o seguidor interagir em um post que não chegou até seu feed.
Como aumentar o engajamento?
Ao mesmo tempo em que existem diversas maneiras de aumentar o engajamento digital, não é possível determinar uma fórmula para que isso aconteça. A resposta para isso é simples: cada pessoa se comporta de uma maneira, cada rede social atinge um determinado público, o que funciona em uma rede ou com uma empresa, pode não funcionar com a sua.
Sendo assim, antes de deixarmos aqui algumas dicas para melhorar seu engajamento, pegue a principal dica: teste! Isso mesmo, teste algumas das possibilidades, não é porque uma ‘fórmula’ não funcionou que as outras não funcionarão.
- Invista em conteúdos de valor: aqui, subentende-se que você já saiba qual seu público-alvo. Por isso, é imprescindível que os conteúdos publicados sejam de valor, sejam relevantes para este público. Além disso, manter uma agenda de postagens é fundamental. Programe quais conteúdos serão produzidos, em quais dias da semana, em que parte do dia serão postados, todos esses passos refletem no engajamento digital.
- Desperte o interesse: para que as pessoas sintam vontade de interagir, é preciso que tenham interesse na postagem, então, estimule isso. Ao incitar que os seguidores comentem ao final da postagem, poste algo que realmente desperte essa vontade. Não se esqueça de responder aos comentários, pelo menos a uma parte deles, de acordo com o número de interações. Caso o número de comentários seja muito grande, pelo menos curta as respostas, ninguém se sente estimulado a interagir e ficar no vácuo.
- Esteja por dentro das novidades: sabemos que os memes e as trends despertam interesse nos seguidores, aproveite! Viu que algo viralizou nas redes sociais, tente encaixar no seu perfil e no perfil dos seguidores. Use a criatividade para linkar a trend com os seus produtos, serviços ou empresa.
É importante usar a criatividade para escolher os conteúdos certos para postar e atrair a atenção dos seguidores, afinal, o feed das redes sociais é uma grande feira de produtos, serviços, memes e criatividade, é preciso se destacar. Mas, destaque-se de maneira boa e inteligente.
Ao aumentar o seu engajamento digital, você aumenta seu alcance, cativa os seguidores que ali estão e atrai novos.
Por fim, não se esqueça de analisar após algum tempo, quais estratégias e posts deram certo e surtiram o efeito desejado e quais não funcionaram. Assim fica mais fácil saber no que investir e o que abandonar.
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