Chatbots – Como utilizar para agilizar o atendimento ao cliente

11 de abril de 2022

A tecnologia chegou aos canais de atendimento, saiba como trazer melhorias para os seus processos.

O atendimento ao cliente sempre foi um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso e a continuidade das vendas das empresas. Por isso, a tecnologia tem trazido atualizações cada vez mais inteligentes para que as organizações possam oferecer um melhor atendimento. Os chatbots já são utilizados há um tempo, mas cada vez mais eles estão sendo desenvolvidos para atender demandas complexas e oferecer um serviço mais eficiente. Para você entender melhor como essa novidade pode ser útil para o seu negócio, apresentamos informações, vantagens e dicas de como trabalhar os chatbots para fidelizar clientes.

O que são chatbots?

Chatbots são softwares capazes de manter uma conversa com pessoas. A ideia é que a conversa ocorra de forma natural e auxilie nos processos iniciais de atendimento para filtrar os diálogos e agilizar o atendimento de uma forma geral. O esperado é que sejam geradas conversações para tirar dúvidas, promover vendas ou agilizar experiências. Existem diferentes tipos de softwares para cada tipo de necessidade das organizações e eles podem ser integrados a diversas plataformas como sites, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, callcenters e muitas outras possibilidades.

Quais são as vantagens para as empresas?

A tecnologia dos chatbots chegou para trazer vantagens para toda a equipe e agilizar vários processos. Por isso é importante conhecer bem as possibilidades da ferramenta para tirar proveito para diversas áreas da empresa. Na sequência apresentamos alguns usos e vantagens para a sua organização.

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

Dependendo do produto ou serviço que você oferece, o seu público está sempre conectado e, na maioria das vezes, quer respostas rápidas e imediatas para solucionar as suas dúvidas. Nessa hora os chatbots são a melhor opção. Independente do dia ou da hora, os usuários terão seus questionamentos mais básicos resolvidas e, em alguns casos, já podem seguir para a compra sem precisar entrar em contato com um atendente. Mas é muito importante ficar atento e deixar sempre à disposição uma forma de contato para quem precisar esclarecer dúvidas ou questões que não podem ser vistas pelo chatbot. O software não pode ser uma forma de evitar que seu cliente consiga falar diretamente com seus colaboradores. As respostas devem estar disponíveis e um atendimento de nível mais especializado deve ser acessível.

Otimização do tempo da equipe 

Ao utilizar um chatbot para realizar a primeira etapa de um contato, você passa para a sua equipe os leads já direcionados para um caminho de atendimento. Para as empresas que recebem um grande fluxo de contatos, isso também ajuda a agilizar as respostas de forma geral e até evitar que sejam perdidos contatos ou acabem ocorrendo reclamações pela demora no retorno. Os contatos que precisarem de um atendimento mais avançado já vão estar filtrados e o software já poderá apresentar a atual situação da pessoa, 

Possibilidade de qualificar leads

Quando as perguntas feitas para o usuário são utilizadas para entender melhor quais os seus interesses, a sua empresa só tem a ganhar. Elabore um roteiro que, além de solucionar as dúvidas das pessoas, traga mais dados para auxiliar o seu negócio a entender melhor o público e pensar em formas de melhor solucionar problemas e como melhorar os serviços oferecidos. As informações coletadas também podem ser utilizadas para qualificar os leads e elaborar contatos e promoções futuras.

Como utilizar?

Os chatbots são formados por três elementos: o canal, que é o local onde a conversa vai acontecer; o conteúdo, que compõe a conversa como os textos, emojis e diferentes recursos de mídia e o software, que é o programa que organiza como a conversa vai acontecer e qual será o rumo da conversa de acordo com os questionamentos do cliente. Isso tudo será definido pela sua empresa antes de colocar o chatbot no ar. E é muito importante verificar com os fornecedores, o suporte e a assistência oferecidos antes de fechar uma parceria. 

Além do atendimento direto ao cliente, veja outras possibilidades de se trabalhar com os chatbots.

Reservas e agendamentos

Os chatbots também podem ser utilizados para restaurantes, clínicas, consultórios e estéticas que precisam agendar horários e fazer reservas. Sempre é importante verificar a possibilidade de integrar o sistema com os programas de agendamento e CRM da sua organização para automatizar ainda mais os seus processos.

Realização de pesquisas

É possível configurar os chatbots para realizar perguntas com o intuito de coletar dados sobre satisfação com serviços, produtos e até mesmo do atendimento aos clientes. Não faça com que a pesquisa seja muito longa o que pode tornar o processo cansativo e fazer com o que a pessoa abandone as respostas sem concluir o questionário. Elabore perguntas diretas e estratégicas para facilitar o preenchimento e a adesão do público.

O uso de chatbots pode trazer muitos benefícios para as empresas, o importante é definir os seus objetivos e encontrar a ferramenta que melhor atende às necessidades da sua equipe e personalizar tudo de forma que fique com a cara do seu atendimento. O importante é que o público sinta-se acolhido e tenha as suas dúvidas solucionadas. O foco no bom atendimento não deve nunca ficar de lado.

Manter a organização sempre atualizada com as novas tecnologias é essencial para permanecer competitivo no mercado. Por isso, esteja sempre atento às novidades que podem trazer mais vendas e trazer os clientes sempre para perto do seu negócio. Utilizar chatbots pode ser uma alternativa para otimizar o tempo da sua equipe e agilizar as vendas. Analise a possibilidade para a sua empresa, treine aos seus colaboradores e veja qual plataforma pode trazer melhores resultados. 

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