Ir para o conteúdo
  • Home
  • Ideia
  • Portfólio
    • Site
    • Landing Page
    • Loja Virtual
    • Identidade Visual
  • Serviços
    • Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Criação de Sites
    • Identidade Visual
    • SEO
    • Hospedagem de Site
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Ideia
  • Portfólio
    • Site
    • Landing Page
    • Loja Virtual
    • Identidade Visual
  • Serviços
    • Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Criação de Sites
    • Identidade Visual
    • SEO
    • Hospedagem de Site
  • Blog
  • Contato
Faça parte da equipe

Estratégias de marketing: uma comparação de antigas e novas técnicas de atração

  • 16/04/2021
Há anos observamos estratégias de marketing de empresas: campanhas, segmentação e mensuração de resultados. Neste cenário, Inbound e Outbound apresentam especificações que correspondem a diferentes maneiras de conquistar clientes.
inboud e outbound

A diferença de inbound e outbound na rotina da empresa

Há anos observamos estratégias de marketing de empresas: campanhas, segmentação e mensuração de resultados. Neste cenário, Inbound e Outbound apresentam especificações que correspondem a diferentes maneiras de conquistar clientes.

O que se pode afirmar é que, no meio digital, a técnica que apresenta maior facilidade de apresentar retorno ao mercado, se sobressai. Para entender melhor, preparamos um conteúdo que vai ajudar você a conhecer cada um desses métodos. Boa leitura!

Outbound – O marketing tradicional

Esse é o velho conhecido marketing, com o principal objetivo de trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. Aqui, a ideia é ir atrás do cliente ativamente, não são gerados anúncios para despertar interesse.

As propagandas de rádio, jornais, TV, cartazes, e todos meios tradicionais de publicidade representam esse segmento. Quando se trata de outbound, o investimento é um grande diferencial. Se, por exemplo, você precisar reduzir gastos de uma hora para outra, essa “mídia some”, diferente do inbound, onde conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

Exemplos:

Algumas ações fazem parte do outbound como atração de cliente, entre eles:

  • Folhetos de promoções distribuídos em comércios mais próximos;
  • Spot na rádio da região;
  • Panfletagem em estabelecimento.

Utilizando essas ações tradicionais, dificilmente será possível mensurar quem foi atingido ou está de fato interessado. Assim, os pontos negativos concentram-se em:

  • Crescimento de índice de geração de leads não-qualificados.
  • Impossibilidade de segmentação de público-alvo.

Inbound Marketing

Atrair e fidelizar clientes: assim o inbound tornou-se uma técnica inovadora na vida de diversas empresas. Aqui, a ideia principal não é ir atrás do cliente, mas despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.

Para utilizar o inbound, é necessária a produção de conteúdo de qualidade para o público. Todo contexto envolve a descoberta de interesses, dúvidas e desafios. A partir disso, serão oferecidos materiais que o ajude a resolver um problema, enxergar uma oportunidade ainda não vista. A solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.

Produzindo esses conteúdos atrativos é possível aumentar o tráfego do seu site, realizando canais pontos de conversão, como formulários ou Landing Pages, e todo tipo de material que transforme seus visitantes em contatos.

Com os Leads em mãos, já é possível criar um canal de relacionamento através de Email Marketing, por exemplo, nutrindo esses contatos com informações relevantes.

Com isso o marketing se torna relevante, sendo útil ao cliente e não intrusivo. O resultado é um trabalho de qualidade, específico e bem orientado. Para criar esses conteúdos, que curam dores do seu cliente, é possível utilizar perguntas como:

  • Quais são seus anseios?
  • Seus sonhos?
  • Quais materiais eles desejam consumir?
  • Como eles desejam ser abordados?
  • Quais redes sociais eles usam?

Com essas respostas desses questionamentos, fica muito mais simples de construir uma estratégia!

Entre as vantagens, podemos citar:

  • Promove o diálogo melhor, gerando maior engajamento;
  • Baixo custo;
  • Maior tempo para haver a conversão de leads;
  • Resultado em tempo real.

A importância da segmentação de público

Falar de novas estratégias de marketing, sem utilizar segmentação, é impossível.

O conceito de segmentação remete a escolher um alvo. Mas, na verdade, é uma tarefa muito mais aprofundada: para segmentar um público é preciso compreender detalhes, o que tem por trás de uma interação e estudar as diversas plataformas de uma pessoa.  Também é estudado se indivíduo que possui hábitos, histórias, necessidades, desejos e opiniões.

Todo processo servirá para atingir o resultado esperado ao final de uma campanha.

Hoje os consumidores buscam exclusividade e são conquistados por quem reconhece suas preferências. Por isso, é preciso entender comportamentos, entregando campanhas de reengajamento, recompra e fidelização que tenham alto índice de conversão.

Oferecendo o que a pessoa gosta, encantando-os nos momentos certos e fazendo com que eles sintam que sua empresa conhece e se preocupa com os anseios deles, com certeza será construído um relacionamento duradouro.

Com a segmentação, de dados ou de grupos, será possível muito mais chances de um retorno positivo, interação por parte de seus seguidores e consumidores. Aqui, é importante lembrar que as pessoas são diferentes, consomem e buscam conteúdos distintos. Dessa forma, é possível gerar encantamento e abordagens de todos os tipos.  Essa técnica, utilizando a segmentação possibilita aumentos de taxa de conversão, o que é ótimo, não é mesmo?

E você, conseguiu entender as vantagens que um marketing ativo oferece?

Aqui na Ideia, um time de profissionais qualificados ajuda a sua empresa a criar conteúdo de qualidade. Com segmentação certa e mensuração de resultados, é possível permitir resultados bem alinhados. De qualquer forma, nós iremos analisar e atualizar o que for necessário para que seja desenvolvida a melhor tática ao seu negócio.

Conheça algumas soluções que nós temos disponíveis: Acesse aqui.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais.

Compartilhe:

Outros Posts:

Segmentação avançada

Segmentação avançada: como encontrar públicos ocultos que compram mais

Criativos e copy

Criativos e Copy: a combinação que multiplica conversões

Por que sites rápidos convertem mais: o impacto da velocidade

Por que sites rápidos convertem mais: o impacto da velocidade

SEO para e-commerce: como aumentar o tráfego e as vendas

SEO para e-commerce: como aumentar o tráfego e as vendas

Planejamento de mídia social: o passo a passo para resultados reais

Planejamento de mídia social: o passo a passo para resultados reais

Como transformar seguidores em clientes com estratégias de conteúdo

Como transformar seguidores em clientes com estratégias de conteúdo

AnteriorAnterior5 grandes mudanças sobre os processos digitais de atendimento ao cliente
PróximoComo o Inbound Marketing ajuda seu negócio a conquistar melhores resultadosPróximo
Logotipo Ideia

Agência de marketing digital focada em tráfego pago, gerenciamento de redes, SEO, criação de site e identidade visual. Boas ideias geram bons resultados.

Instagram Facebook Linkedin

Páginas

  • Home
  • Ideia
  • Portfólio
    • Site
    • Landing Page
    • Loja Virtual
    • Identidade Visual
  • Serviços
    • Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Criação de Sites
    • Identidade Visual
    • SEO
    • Hospedagem de Site
  • Blog
  • Contato

Contato

Telefone

+55 51 3085-7878

Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 09h às 12h e das 13h às 18h
© Copyright 2025 – Todos os direitos reservados à Ideia Agência Digital.

Trabalhe Conosco

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Preencha e receba uma consultoria gratuita:

hacklink casinolevant casinolevant giriş casinolevant güncel casinolevant güncel giriş casinolevant casinolevant giriş casinolevant güncel casinolevant güncel giriş casinolevant casinolevant giriş casinolevant güncel casinolevant güncel giriş vidobet vidobet giriş vidobet güncel vidobet güncel giriş vidobet vidobet giriş vidobet güncel vidobet güncel giriş wbahis wbahis giriş wbahis güncel giriş wbahis güncel