Trabalhar a produção de conteúdo da sua empresa é um excelente caminho para conquistar novos clientes, tornar-se uma autoridade e vender mais.
Cada vez mais o público está em busca de conteúdos relevantes na internet e, para se manter em destaque, as empresas devem estar de olho nas mudanças e oportunidades existentes. Algumas das estratégias mais utilizadas e muito eficazes não precisam necessariamente ser a novidade mais recente em termos de marketing digital.
Muitas vezes, os meios e os formatos de divulgação se reinventam e é sempre possível adaptar nossas estratégias para acompanhar o mercado. A utilização de blogs não é uma novidade no mercado de comunicação, mas tem sido muito utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo para marcar a presença das marcas na internet e para aproximar o relacionamento com os seguidores e possíveis clientes.
Para auxiliar a sua marca a se tornar mais próxima dos clientes utilizando os conteúdos de um blog, preparamos uma série de dicas para você. Para começar, é preciso entender o que é um blog e qual a sua diferença para um site.
O que é e qual a diferença entre ter um site e ter um blog?
Blog é uma plataforma onde a pessoa pode publicar conteúdos em formatos de posts semelhante a um site, porém um site possui um caráter mais institucional com informações mais estáticas sobre produtos e serviços que a empresa oferece. Por um longo período, os blogs foram uma forma muito popular de os usuários da internet expressarem as suas opiniões e compartilharem conhecimentos relacionados aos seus saberes próprios.
Com o passar dos anos, os blogs passaram a ter um papel de destaque nas estratégias de marketing de diferentes perfis de organizações para trazer visibilidade e audiência através da busca orgânica do Google, o que pode, inclusive, auxiliar na captação de leads e no fechamento de vendas. Para começar um blog na sua empresa é preciso organização e planejamento. Por isso, preparamos um conteúdo para você com algumas dicas para entrar no mundo da produção de conteúdos para a web.
Para que serve um blog empresarial?
Para as empresas, ter um blog é uma excelente forma de publicar conteúdos mais completos e aprofundados sobre determinados assuntos que são do interesse do público geral, sejam as pessoas já clientes ou não. Ter um canal próprio para armazenar seus conteúdos e produções relevantes traz maior segurança de não ficar apenas utilizando espaços “emprestados” para divulgar todo o seu conhecimento profissional. Sem contar nas inúmeras vantagens agregadas para o seu negócio. Listamos algumas delas a seguir para lhe motivar ainda mais a criar um blog corporativo.
Quais as vantagens para a sua empresa?
Para as empresas, ter um blog, é uma forma de criar uma conexão com o público e mostrar a autoridade do seu negócio dentro do nicho de atuação do seu negócio. É uma forma muito eficaz para estabelecer um relacionamento com o seu público, criando uma conexão através dos interesses da persona e das soluções que a sua empresa oferece.
Um site que possui um blog atualizado, tem mais chances de ter uma boa colocação no ranqueamento dos resultados de busca do Google. Com conteúdos completos, relevantes e atualizados, o seu site pode se destacar se trazer frequentemente informações que solucionem as dúvidas mais buscadas nas redes.
Postar conteúdos em um blog próprio também é uma forma de aumentar o tráfego para o seu site, fazendo com que as pessoas passem mais tempo no seu portal conhecendo outros materiais, conteúdos e, inclusive, fazendo consultas para saber mais sobre os produtos e serviços. Uma boa maneira de atrair mais audiência.
Que tipos de conteúdo posso colocar em um post de blog?
Um blog post possui algumas definições e estrutura padrão que pode servir como um guia para começar a fazer as suas publicações. Lembrando sempre que cada área de trabalho possui as suas particularidades e é importante levar isso em consideração na hora de produzir os conteúdos. Você pode criar posts com listas de dicas, passos, curadoria de materiais, produtos ou sistemas para auxiliar o dia a dia da sua persona. Os tutoriais são excelentes formas de apresentar o seu conhecimento sobre um determinado tema e são muito úteis para o público.
Dentre as principais dúvidas buscadas no Google está a expressão “como fazer”. Observe o seu negócio e reflita sobre o que você tem a ensinar para os seus leitores. Publicar novidades da sua área de atuação, além de auxiliar no acesso à informação do seu público, pode tornar a sua marca uma referência no mercado. Aproveite o espaço para apresentar os casos de sucesso da sua organização e mostrar depoimentos de clientes sobre os seus produtos e serviços para trazer a prova social da qualidade do que você faz e vende.
Formatos de mídia e conteúdos que podem ser publicados
No blog da sua empresa, você pode publicar diversos conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços que tragam esclarecimentos para auxiliar os seus seguidores a entenderem melhor sobre assuntos que a ajudem no dia a dia. É sempre indicado trabalhar a variação de formatos para os seus posts serem mais atrativos para os leitores. Você pode trabalhar conteúdos como: infográficos, textos, vídeos, GIFs, galerias de fotos, áudios e o que mais a sua criatividade permitir. O importante é manter as páginas atualizadas e com conteúdos relevantes.
Entender como se comunicar com a sua audiência através de diferentes veículos é parte do trabalho de marketing e comunicação da sua empresa. E, trabalhar a produção de conteúdos de qualidade, deve fazer parte dos materiais produzidos para todas as plataformas que a sua empresa utiliza para divulgação e relacionamento com o público. Tenha à disposição um local com a cara e as regras do seu negócio para que, independentemente das mudanças do mercado e da tecnologia, seus conteúdos estejam disponíveis para consulta dos usuários. Um blog pode ser a ferramenta ideal para quem tem muito a informar e ainda deseja trabalhar com inbound marketing.
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