Quando o assunto é marketing digital, vendas e produção de conteúdo com foco em conversão, sabemos que a concorrência é bastante acirrada. Chamar a atenção e cativar o público-alvo exige esforço e muita estratégia de marketing.
As estratégias são diversas, desde produção de conteúdo com SEO até anúncios pagos. Estes anúncios são uma ferramenta utilizada por muitas empresas, mas, outras tantas ainda têm receios em relação a eles.
Por isso, hoje falaremos mais sobre os anúncios pagos como estratégia de marketing e quais são suas vantagens e desvantagens.
O que são anúncios pagos?
Há vários anos, os empreendedores perceberam a capacidade da internet de gerar conexão e auxiliar no crescimento de negócios dos mais variados nichos.
Diante dessa percepção, também surgiram as estratégias de marketing com foco na ampliação de tais negócios. Sabemos que para crescer e se firmar, as empresas precisam que o público-alvo conheça seus produtos e serviços, por isso, uma dessas estratégias é o uso de anúncios pagos.
Sabemos que, além desses anúncios, existem muitas outras maneiras de conseguir engajamento e conversão. No entanto, boa parte desses meios traz resultados a longo prazo, os anúncios podem ser mais rápidos, nesse sentido.
Dito isso, de maneira resumida, os anúncios pagos servem como uma espécie de trampolim para seu site/blog. Assim, quando um usuário pesquisa sobre algum tema relacionado ao seu conteúdo, sua página aparecerá entre as primeiras no mecanismo de busca.
O resultado é, muito mais visibilidade para o seu conteúdo e além disso, é possível mensurar de maneira mais assertiva a quantidade de pessoas atingidas por essa estratégia.
Assim como as estratégias de marketing são diversas, as modalidades de anúncios e as formas de pagar por eles também são variadas. Veja alguns exemplos:
- Custo por Clique (CPC): nesta modalidade, existe uma cobrança a cada vez que o usuário clica no seu anúncio. Ou seja, sempre que o internauta clicar na publicação e se encaminhar para o seu site.
- Custo por Visualização (CPV): este anúncio pago é voltado para propagandas em vídeos, muito comum no Youtube. Este permite que a empresa escolha quanto deseja desembolsar por visualização dos internautas.
- Custo por Mil (CPM): esta é uma das modalidades mais populares de anúncios pagos, como o nome já insinua, há uma cobrança a cada mil impressões. Costuma ser mais popular por tornar a empresa conhecida.
Vantagens e desvantagens dos anúncios pagos
Agora que você já sabe do que se tratam os anúncios pagos e conhece alguns deles, antes de decidir em qual investir, conheça as vantagens e desvantagens dessa estratégia:
Vantagens
- Investimento menor: os investimentos em anúncios pagos são muito menores do que os investimentos em publicidade tradicional, por exemplo. Pagar por espaço na TV, rádio ou até mesmo publi-posts, pode deixar o orçamento apertado. Com esse tipo de mídia, o investimento é relativamente baixo e os resultados são ótimos.
- Segmentação: as chances de o seu anúncio chegar ao público certo são bem maiores dessa forma. Na TV, por exemplo, pessoas de todas as idades, profissões e gênero podem ver a propaganda e somente uma pequena parcela se interessar.
- Mensuração: como dito anteriormente, é possível contabilizar melhor o alcance desse tipo de estratégia de marketing. Dessa forma, caso seja necessário, também é possível se ajustar às necessidades do público e se reorganizar.
Desvantagens
- Auxílio profissional: as chances de um anúncio pago feito sem estratégia de um profissional dar bons resultados é muito pequena. Por isso, é preciso contar com auxílio especializado no assunto, desde o planejamento até a análise dos resultados.
- Investimento: ainda que seja um investimento menor do que no caso das propagandas tradicionais, ainda assim, é preciso ter orçamento para investir. Os resultados costumam ser mais rápidos, mas podem não acontecer da forma esperada.
- Constância: se o seu intuito é trazer visibilidade e clientes para sua empresa, somente um anúncio pago não será o suficiente, sendo assim, prepare-se para um investimento constante, pelo menos por certo tempo.
Como todas as estratégias, existem chances de bons e maus resultados, desta forma, antes de investir nos anúncios, estude, planeje e avalie o que pode ser melhor para sua empresa.
O fato é que, muitos empresários colhem bons frutos, se puder, invista!