A loja virtual pode aumentar as vendas da loja física?

6 de setembro de 2023

A loja virtual pode aumentar as vendas da loja física?

 

A loja virtual pode aumentar as vendas da loja física? Anunciar nas redes sociais pode trazer clientes também para a sua loja física.

 

Uma dúvida que é muito frequente entre os empreendedores que estão iniciando o trabalho de marketing digital e o trabalho com e-commerce é que a página com venda de produtos pela internet possa ser prejudicial para as vendas da sua loja física. O que deve ser observado é que você pode atingir diferentes públicos com a sua loja virtual e ainda pode trazer mais visibilidade para a sua loja física.

As redes sociais também podem ser poderosas aliadas para trazer relevância para o seu estabelecimento. É possível criar campanhas com foco em reconhecimento de marca, por exemplo, para que as pessoas passem a reconhecer o seu negócio e até de tráfego para o estabelecimento, com foco em atrair as pessoas das redondezas para a sua loja. 

Veja algumas dicas que preparamos para você fazer com que a sua loja virtual lhe ajude a vender ainda mais na loja física de forma a trabalhar a sua marca com públicos com diferentes interesses e hábitos de compra e ganhar clientes em todos os meios.

Utilize as possibilidades do Facebook Ads e Google Ads

Você pode criar anúncios com o objetivo de atrair tráfego para o estabelecimento. Isso permite que você possa mostrar para o público a loja mais próxima da sua localização. Dessa forma aproveite para explorar as datas comemorativas e outras campanhas que tenham focos específicos para atrair a curiosidade do público para conferir as novidades. 

Você pode compartilhar informações como o telefone da sua loja para que as pessoas possam entrar em contato da forma mais rápida e fácil. E ainda utilizar chamadas para ação como ‘Como chegar’ ou ‘Ligar agora’ para facilitar a comunicação. Mantenha seus dados sempre atualizados. 

Crie promoções on-line para atrair o público para o off-line

Crie promoções ou cupons de desconto para a retirada de produtos na sua loja física. O Facebook Ads e o Google Ads permitem a criação de campanhas de anúncios que divulgam promoções e cupons de desconto. Você pode elaborar promoções especiais com cupons exclusivos ou incentivar a retirada das compras na loja. Assim o cliente economiza com o frete e ainda pode ver outros produtos que podem gerar novas compras.

Crie formulários para que as pessoas possam se cadastrar e ganhar descontos nas próximas compras. Os formatos de campanhas com o objetivo de captação de leads podem ser um caminho para elaborar uma lista de clientes identificados por localidade e, a partir dos contatos da sua região, você pode criar campanhas especiais e direcionadas para o público local. 

Utilize o WhatsApp para chamar o seu público

Seja presente e responda rapidamente para todos os seus contatos. Utilize respostas automáticas como aliadas e inicie um pré-atendimento para lhe ajudar a agilizar as vendas. Disponibilize o seu catálogo de produtos no WhatsApp Business. E, em caso de dúvidas dos clientes, incentive as pessoas a visitarem a sua loja para conhecer os seus produtos pessoalmente. Você pode também elaborar campanhas com foco em envio de mensagens para iniciar diálogos que podem se converter em visitas à loja.

Você pode ainda criar um grupo com os clientes locais para informar sobre promoções, ações ou descontos especiais. Pode mostrar as novidades que chegaram e combinar entregas especiais para mostrar os produtos. Seja presente e movimente os meios de contato com seus clientes. O trabalho de pós-venda é capaz de fazer toda a diferença. 

As redes sociais podem trazer muitos clientes para a sua empresa, tanto no meio digital, quanto nas lojas físicas. A loja virtual não é um concorrente da sua loja física, mas pode ser uma forma de atrair um novo público e expandir a sua clientela tanto no meio on quanto no off-line. Para isso é necessário trabalhar de forma estratégica. É preciso entender que os dois formatos de venda não são concorrentes e sim, complementares. 

Não tenha receio de trabalhar os dois formatos de venda divulgue na sua loja virtual o endereço da sua sede e convide as pessoas a visitarem o estabelecimento. Quanto mais a sua marca ser divulgada na web maiores serão os seus números de vendas. O importante é focar na conversão independente do local ou do formato de venda.

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