A inteligência artificial ajuda no processo de marketing de conteúdo

4 de abril de 2023

Certamente você já ouviu alguém falando sobre Inteligência Artificial, principalmente nesse ano de 2023. No entanto, esse assunto está sendo muito pautado nos últimos anos. De acordo com estudos, em 2022 a IA chegou a ser determinando para a criação de 30% dos conteúdos da internet.

Antigamente, quando se falava em inteligência artificial, as pessoas acreditavam que estaríamos vivendo em meio aos robôs e que eles dominariam o mundo. Apesar dos muitos avanços, as coisas não são bem assim. Mas, é importante destacar como evoluímos tecnologicamente e melhoramos a vida por causa dessas descobertas. 

Agora, avançando um pouco mais no assunto, a IA veio para ajudar as pessoas a construírem ambientes mais favoráveis e relevância no campo digital. E como esses processos podem ser adequados a sua realidade? Foi pensando nisso, e para responder outras perguntas é que preparamos este artigo. Então, continue a leitura abaixo!

Quais os impactos da Inteligência Artificial na sua criação de conteúdo?

Bom, para responder essa pergunta é preciso entender que antigamente, quando se falava em sites e ambientes virtuais, o cenário era outro. Por exemplo, as empresas usavam esse campo somente para deixar as principais informações sobre seu negócio. No entanto, com a evolução da tecnologia e das inovações nas redes sociais, esses lugares ganharam novas funções.

Aliás, os sites são os únicos lugares onde não existe concorrência e todo o conteúdo é exclusivamente seu. Por isso, é tão importante criar estratégias favoráveis para aumentar o engajamento e ainda por cima, atrair novos consumidores.

Por isso, resolvemos destacar pontos importantes para você usar a Inteligência Artificial ao seu favor, confira:

1. Experiência do usuário

Como mencionamos: um relatório do Gartner aponta que, até o final deste ano, mais de 30% do conteúdo online será criado com algum tipo de ajuda de IA. Segundo o estudo, um dos principais  nichos para uso de inteligência artificial é o de marketing e de publicidade .

Antes de mais nada, qualquer estratégia criada na internet deve ser pensada na experiência do usuário. E, por isso que a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada nessa etapa. E como isso pode ser feito? Através de assistentes virtuais, chatbots que otimizam os atendimentos e outras melhorias. 

2. Análise aprofundada do marketing usado

Com as recentes mudanças nos campos tecnológicos, é impossível usar a internet sem deixar rastros. Dessa forma, é possível que você utilize esses dados para analisar métricas e perceberem o comportamento dos seus clientes. No entanto, esses mecanismos precisam ser criado e monitorados por pessoas capacitadas. Afinal, de nada adianta ter boas tecnologias, se faltar mão-de-obra para operar.

Outro ponto importante a ser destacado é que através dessas análises e relatórios, é possível identificar onde você pode melhorar. Quais os conteúdos criados são mais relevantes para o seu público-alvo. E, por meio disso, você consegue apostar somente no que realmente tem bons resultados.

3. Geração de valor nos conteúdos produzidos

Como já citamos algumas vezes neste artigo, com o uso da inteligência artificial você pode analisar e criar relatórios sobres os hábitos de consumo dos seus clientes. Desse modo, é possível melhorar o conteúdo criado e investir somente naquilo que mais traz retorno. Além disso, outro benefício desse artificio é que ele pode ser pensando em resolver as dores da sua persona.

Agora, vamos trazer as principais tendências de usar o IA na sua geração de conteúdo, confira:

Automação de tarefas

Bom, para facilitar o trabalho de sua equipe é preciso usar métodos que otimizem o seu tempo. Pensando nisso, é que a IA pode ser o seu grande auxílio na hora de criar mensagens automáticas. Por exemplo, ao invés de alguém ficar respondendo as mesmas perguntas o tempo todo, essa inteligência artificial pode resolver isso para você.

É comum quando você possui uma loja de roupas, por exemplo, que as pessoas ao consultarem algum produto, faça questionamentos. Desse modo, se você criar uma listagem das principais dúvidas, esse programa já pode dar as respostas sem precisar do seu trabalho. De maneira rápida e eficiente seu cliente já fica sabendo de tudo que precisa e pode dar continuidade as compras e afins.

Chatbots

Outra ferramenta importante para ser usada em seus ambientes virtuais e para criar ambientes mais favoráveis a experiência do usuário. Os chatbots respondem às perguntas e outros questionamentos a respeito de qualquer assunto da sua empresa, de forma eficiente e eficaz. No entanto, ele é bem parecido com o mecanismo anterior.

Realidade Virtual

Por fim, trouxemos o ponto de maior destaque quando o assunto é a inteligência artificial. A realidade virtual é um ambiente que apresenta a maior tecnologia dos últimos tempos. Através disso, é possível criar cenários, produtos e muito mais sem precisar de espaços físicos. 

Ou seja, é uma boa ferramenta para os mais diversos tipos de empreendimentos. Por exemplo, você faz a contratação de um escritório de arquitetura para mudar ou planejar um novo ambiente na sua empresa. Ao invés de fazer testes físicos, os profissionais responsáveis podem fazer tudo de forma virtual.

Além de existir a possibilidade de fazer alterações, você consegue ver exatamente como tudo vai ficar. Se os detalhes possuem, além da estética, funcionalidade. Portanto, é uma ótima opção para diversos nichos e uma boa aposta para facilitar novos negócios.

Portanto, se você ainda aca que não precisa se adequar as novas ferramentas disponíveis no mercado, não entende a evolução que vem acontecendo. Então, caso esteja interessado ema aumentar sua renda, seu faturamento e deslanchar a sua empresa, invista nesse novo ambiente.

Aproveite para conhecer nossos serviços e garantir que nossos profissionais coloquem todas essas ferramentas em funcionamento no seu negócio. Para aproveitar ao máximo o que esses novos hábitos de consumo tem para oferecer, você vai precisar passar por reformulações. Então, pare de gastar dinheiro com coisas que não dão mais resultados. Mande uma mensagem e conheça todos os nossos serviços disponíveis para a sua empresa agora mesmo!