Aumentar o tempo que o cliente se relaciona com a sua empresa pode trazer muito mais
vendas para o seu negócio.
Muitas expressões estrangeiras tomam conta do vocabulário e do dia a dia das empresas e,
quanto mais você entende e conhece cada uma delas, mais fácil fica gerenciar as suas
campanhas de marketing digital. A expressão lifetime value (LTV) é utilizada para indicar o
valor do tempo de vida do seu cliente com a sua empresa. Essa é uma forma de analisar as
suas estratégias para conquistar e fidelizar os clientes.
Para lhe auxiliar a compreender para que serve o LVT e qual a sua importância para as
organizações, além de lhe apresentar algumas dicas de como aumentá-lo, preparamos um
conteúdo especial. Continue lendo e descubra como aumentar o lifetime value no seu negócio
e melhorar os resultados.
O lifetime value é a forma de medir sua retenção de clientes e o valor que eles estão trazendo
para sua empresa. Quando você está focado em criar estratégias para aumentar o LTV,
significa estar a caminho de maiores lucros. Já que a venda para um cliente recorrente tem um
custo de aquisição (CAC) menor, a tendência é você proporcionar à sua empresa margens de
lucro mais altas já que esse cliente conhece o seu negócio e leva muito menos tempo para
fechar uma compra. Alguns pontos são cruciais para garantir o sucesso da sua estratégia de
lifetime value. Veja a seguir algumas dicas e fatores que devem ser trabalhados pela sua
empresa:
- Atendimento humanizado
Atender cada cliente compreendendo e respeitando as suas individualidades, vai trazer uma
conexão maior do seu público com a sua empresa. Reveja a forma como o atendimento ao
cliente é realizado no seu negócio e busque sempre proporcionar aos clientes uma experiência
diferenciada e satisfatória, além de individualizada, a cada encontro. Ter uma equipe focada na
satisfação do cliente torna muito maior o interesse do público em continuar mantendo o vínculo
com o seu negócio. - Inovar os processos internos para oferecer melhores serviços
Para oferecer um serviço de qualidade é preciso sempre ir em busca da inovação e da
melhoria. Não significa apenas trazer novos produtos ou serviços, mas trabalhar no que a sua
empresa já possui para tornar tudo ainda melhor. É preciso ouvir a opinião do público e
entender o que os seus clientes precisam de melhorias para continuar o vínculo com a sua
empresa e terem vontade de aumentar ainda mais essa conexão. - Aprimorar as estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma excelente forma de atrair clientes para o seu negócio, mas
também pode ser uma ferramenta com um grande potencial para fidelizar clientes e fazer com
que eles conheçam ainda mais da sua empresa e se interessem por outras possibilidades que
vão agregar mais no serviço já prestado. Envie conteúdos relacionados à compra dos seus
clientes para que eles sintam esse serviço como personalizado. Utilize os contatos para criar
laços mais fortes, encaminhe felicitações por aniversários, envie tutoriais para melhorar o
potencial do serviço que o cliente já usa ou como fazer a manutenção de algo que ele comprou,
por exemplo. Mantenha-se presente para estar realmente presente na mente do consumidor.
- Desenvolver um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade são uma excelente alternativa para incentivar as compras
recorrentes e as indicações de novos clientes. Bole uma estratégia que seja realmente
vantajosa para o seu cliente também. A construção de relação deve ser valiosa para as duas
partes. Os benefícios podem ser convertidos em novos produtos ou uma amostra de outros
serviços para incentivar novas compras e um aumento do ticket médio de cada compra
realizada. - Envolva novamente os clientes inativos
As chances são de que haja uma proporção de sua base de clientes que não está envolvida
com seu produto ou serviço há algum tempo é grande. Por isso, é interessante colocar em
prática estratégias de reengajamento para fazer com que eles utilizem ativamente seu produto
novamente e obtenham valor dele. A longo prazo, manter ativamente todos os seus clientes
engajados é muito mais provável que leve a uma maior satisfação e fidelidade, o que aumenta
o LTV. Utilize os dados que você já possui dos clientes para promover ações personalizadas e
campanhas de remarketing. - Coloque o foco no sucesso do cliente
Busque conversar com seus clientes para entender os problemas que eles estão enfrentando e
se os objetivos deles estão sendo atingidos com seu produto. É possível enviar pesquisas de
acompanhamento e satisfação e estar sempre atento aos feedbacks para ajudar o seu cliente a
ter uma boa lembrança do seu empreendimento. - Apresente recursos premium para incentivar novas aquisições
Outra maneira de impulsionar o aumento do consumo por cliente, é atrair as pessoas a
consumir produtos que são um complemento ou extensão do que elas já conhecem e utilizam.
Ofereça uma versão premium dos seus serviços, todos querem fazer parte de um grupo seleto
e isso pode ser um grande atrativo.
Entender o que faz com que um cliente torne-se fiel à sua empresa é o que faz com que o seu
diferencial como empreendedor seja destacado. Manter os clientes que já conhecem a
qualidade dos seus serviços próximos e ativos é sempre uma boa maneira de aumentar o
lifetime value dos seus consumidores. Assim como é fundamental estar sempre em busca de
novos consumidores, manter fiéis os que você já conquistou é muito lucrativo para a sua
empresa. Para isso, procure contar sempre com uma equipe focada em trabalhar as
estratégias de comunicação digital da sua empresa para trazer os melhores resultados.
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