Os processos digitais para facilitar a rotina de serviços
Mudanças no comportamento de consumo resultam em novas tendências para o atendimento de clientes. Geralmente, esses comportamentos surgem a partir de transformações da sociedade, novas tecnologias digitais e até mesmo impactos amplos, como o caso da pandemia Covid-19.
No cenário do varejo, por exemplo, a pesquisa guiada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo(SBVC), apontou que 52% dos brasileiros passaram a realizar mais compras online durante a pandemia. Além disso, 70% das pessoas afirmam que manterão esse hábito pós-pandemia. Os dados representam o surgimento de novas necessidades e expectativas diferentes em relação ao atendimento ao cliente.
Dessa forma, empresas e negócios precisam se adaptar aos formatos de comunicação e manter-se relevantes. Quando se trata de personalização e humanização, o processo também ganha características mais inclusivas para aproximação e satisfação do cliente, tornando-se prioridades.
Para entender e ajudar nessa tarefa, preparamos um conteúdo de informações que exemplificam os novos formatos. Fique atento à leitura e conheça 5 grandes mudanças sobre os processos digitais de atendimento ao cliente!
1 – Adaptação do atendimento ao cliente do digital
Com os diversos desafios do mercado, aliados à insegurança econômica, várias medidas preventivas levaram as pessoas a mudar atitudes. Inúmeros produtos e serviços começaram a adaptação no meio digital, migrando para o online.
Comparando o ambiente pré e pós pandemia, é possível perceber que a principal demanda foi a necessidade de automatizar processos e explorar os benefícios da tecnologia digital. Dessa forma, o objetivo é explorar esse tipo de recurso, ou seja, oferecer mais eficiência aos times de atendimento.
Além disso, os serviços que utilizavam contato direto com o cliente, precisavam de adaptações para manter seu relacionamento. O online reformulou equipes e reestruturou times para manter a qualidade do atendimento, tão essencial na retenção e fidelização de clientes.
2. Uso massivo de tecnologias digitais
Uma empresa focada em processos totalmente analógicos já era sinônimo de desatualização. Atualmente, com a intensificação da cultura digital, perde ainda mais. Acontece que as tecnologias estão unidas ao atendimento do e necessitam ser exploradas. A estratégia é uma via de mão dupla: se deve pela maior aderência aos hábitos do consumidor ou otimização de processos da empresa.
Os benefícios são grandiosos, apontando falhas, deslizes e esquecimentos que ocorrem quando as tarefas são realizadas manualmente. Quem adere ao sistema digital, automaticamente organiza a produtividade e precisão. Além disso, o tempo economizado na automatização das tarefas é um importante fator a ser citado, garantindo espaço para aplicar em outras ações relevantes do negócio.
Coletas, armazenamento de dados e informações também fazem parte dessa análise no campo digital. Atualmente, todos os dados são praticamente um ativo das empresas. Esses relatórios ricos, unidos à gestão do atendimento, conseguem elaborar estratégias bem mais elaboradas e cada vez mais alinhadas às expectativas dos clientes.
3 – Os impactos da pandemia em diversos setores
Os impactos da pandemia covid-19 foram sentidos em larga escala. Além de ser uma crise sanitária, o surto ocasionou mudanças em setores municipais, educação e principalmente, na economia. Com a surpresa de sua chegada, é muito difícil prever o comportamento diante de tal situação.
Um exemplo claro dos novos formatos foi a implementação do home office devido a necessidade de distanciamento. Aparentemente a tendência veio para ficar! Além disso, tem mais: a presença de novos hábitos ao atendimento do cliente ficou clara. O consumo e expectativas em relação a produtos e serviços passaram a exigir esforços para adaptação por parte da empresa que deseja manter sua imagem positiva.
4- Atendimento personalizado
Personalizar o atendimento é um aspecto muito significativo. Em um mundo completamente imerso nos disparos automáticos, sentir a valorização e compreender seu posicionamento, é uma raridade.
Uma experiência personalizada corresponde às demandas de cada cliente, com suas ideias individuais bem atendidas. O ponto de partida é ter um conhecimento aprofundado sobre cada perfil de cliente por meio de uma segmentação detalhada.
Os chamados “mapas de empatia” podem decifrar a mente desses clientes. Dessa maneira, é muito mais fácil reconhecer suas particularidades e proporcionar atividades certeiras para o que realmente precisa.
5 – Centralização das informações
Finalizando, para conseguir alcançar os diversos canais de comunicação, e oferecer o atendimento personalizado ao cliente, é muito importante investir no controle de centralização das informações.
Organizar todos os dados no formato facilita muito nas operações de atendimento de forma mais fácil e rápida.
Com todas essas estratégias, a experiência do cliente é uma consequência natural. As informações de forma integrada permitem que a empresa ofereça ao público uma espécie de liberdade em relação à sua forma preferida de contato, sem levar a ruídos na comunicação.
E você, já aderiu aos novos formatos de atendimento, priorizando o digital?
O time da Ideia ajuda você a investir em estratégias de atendimento conforme o seu segmento. Um site com possibilidades, bem estruturado, permite aproximação com o cliente através de técnicas como botões para WhatsApp, chats, agendamentos… De qualquer forma, nós iremos analisar e atualizar o que for necessário para que seja desenvolvida a melhor tática ao seu negócio.
Conheça algumas soluções que nós temos disponíveis: Acesse aqui.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais.