5 erros comuns nas estratégias de E-mail Marketing que você deve evitar!

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O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Com ele, seu negócio é capaz de impactar uma grande audiência e obter uma alta taxa de sucesso com um investimento relativamente baixo. Aliás, você sabia que o e-mail é o canal de comunicação mais eficiente do meio digital, superando até mesmo as redes sociais?

Entretanto, para aproveitar todas as vantagens que essa ferramenta oferece, é preciso pensar (e agir) além do texto e do design. Antes de disparar um oceano de e-mails, definir uma estratégia bem alinhada aos objetivos e metas do seu planejamento é essencial.

É muito fácil cometer alguns erros que podem comprometer todo o seu sucesso. Para facilitar o seu trabalho e ajudá-lo a driblar esses impasse, relacionamos a seguir os cinco equívocos mais comuns cometidos na utilização do e-mail marketing.

1. Conteúdo irrelevante? Ninguém merece!

Cada vez mais, a tendência da comunicação digital tem seus rumos apontados para uma abordagem especializada, criada para interesses específicos da audiência.

Isso significa que a sua iniciativa deve evitar a abordagem a um público grande e as mensagens muito genéricas. Que tal dividir a sua lista de contatos em segmentos menores e desenvolver um conteúdo focado em cada um deles? Isso vai maximizar o seu potencial de sucesso.

2. Redação inadequada só afasta

A redação nas suas estratégias de e-mail marketing precisa ser certeira. Do contrário, elas não terão os resultados esperados, pois acaba desestimulando a leitura. Use um discurso convidativo, considerando as preferências da audiência em foco e também o perfil da sua marca.

Esses critérios vão ajudá-lo a determinar como o texto deve ser conduzido: de um jeito mais espontâneo ou formal ou ainda um ponto de equilíbrio entre os dois estilos.

3. CTAs equivocados atrasam o retorno

Outra parte muito importante das estratégias de e-mail marketing é a inserção de um CTA  (sigla para Call-to-Action), uma chamada que direciona o usuário para uma ação específica como compra ou cadastro, por exemplo. Coloque os CTAs em destaque, de forma que seja impossível ignorá-los.

Além disso, é vital que tenham uma redação convidativa, usando preferencialmente verbos no imperativo e adotando uma abordagem que remeta à sensação de urgência.

4. Listas prontas não valem a pena

É muito tentador adquirir pacotes completos de e-mails para ampliar a divulgação das suas campanhas. No entanto, listas prontas costumam se converter em investimento inútil. Pense bem se isso é estratégico: você não faz ideia de quem são essas pessoas e muito menos se possuem identificação com a sua marca, conteúdo ou produto.

Outro problema de enviar mensagens para pessoas que não deram autorização para isso é que, muito provavelmente, o seu e-mail vai direto para a caixa de spam ou lixo eletrônico. Em vez de enveredar por esse caminho, busque construir a sua própria lista. O resultado será mais efetivo.

5. Sem monitoramento, tudo pode ir água abaixo

O que sinaliza o sucesso ou o fracasso das suas estratégias de e-mail marketing? A resposta está no monitoramento contínuo dos números referentes à performance dos seus envios.

Fique de olho na taxa de abertura e de cliques, no volume de acessos ao seu site após o disparo dos e-mails, entre outros indicadores. Se algum desses índices entrar no vermelho, é preciso realizar mudanças para reverter esse cenário.

Se você se mantiver distante desses cinco erros, tem tudo para contabilizar ótimos resultados nas suas estratégias de e-mail marketing. E, periodicamente, lembre-se de renovar o seu planejamento, sempre atento às novas tendências do ambiente digital e do seu mercado em geral.

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