O Instagram é atualmente a rede social preferida dos brasileiros. Esse já é um ótimo motivo para a sua empresa ter uma presença ativa na rede. Mas você sabe quais são as melhores práticas para construir a reputação da sua marca e alavancar as suas vendas?
Cada nicho de mercado possui as suas particularidades, mas é unânime que manter um bom relacionamento com o seu público, produzir um conteúdo bem planejado e relevante e ser autêntico são alguns dos passos necessários para que a sua conta se destaque entre os usuários e traga mais vendas para a sua empresa.
Fique atento nas dicas que nós da Ideia Agência Digital preparamos para você se destacar no Instagram
1. Cuide bem do seu feed
O feed do seu perfil é a vitrine do seu negócio, por isso, é preciso planejar com cuidado e atenção o que você quer que o seu público veja. Foque sempre na imagem que você deseja passar para os seus seguidores.
O ideal é criar uma identidade para a sua marca, pensando nas cores que fazem sentido para o seu mercado e para o que você deseja apresentar. Não é obrigatório ter um feed 100% organizado, mas a harmonia é um diferencial para que seus posts sejam facilmente reconhecidos na linha do tempo dos seu público.
Crie imagens personalizadas e capriche nas fotos dos produtos e não abuse de bancos de imagens, sempre que possível, prefira utilizar as fotos que você mesmo tirou para dar um tom ainda mais exclusivo para as suas publicações.
2. Use e abuse dos stories
Aproveite o clima mais próximo do real que os stories trazem para contar a sua história, mostrar os bastidores da sua empresa, compartilhar as situações do dia a dia e como funciona a rotina do seu negócio.
Experimente abrir a caixa de perguntas para as dúvidas do seu público. Crie enquetes para saber um pouco melhor como a sua audiência pensa e o que ela prefere. Faça testes, brinque mais e use esse espaço para ficar mais próximo de quem te segue e humanizar a sua empresa. Mostre que são pessoas que estão por trás daquele @.
Aproveite também para criar Destaques com os conteúdos mais relevantes e que atendam a questionamentos frequentes dos seus clientes.
3. Escolha bem as hashtags
Se você vende e se relaciona com pessoas brasileiras, o ideal é que você utilize hashtags que são populares no Brasil. Foque no nosso idioma nativo e ajude o seu público a te encontrar na rede.
Você pode utilizar até 30 hashtags ao fazer uma publicação, contudo o indicado é não abusar das palavras de busca. Observações nas redes indicam que com até 10 hashtags você já consegue ter um bom alcance e engajamento com o seu post.
Pense em hashtags específicas do seu nicho, além de criar uma hashtag com o nome da sua empresa ou slogan e incentivar o público a utilizá-la para aumentar a sua popularidade e contabilizar como o público está utilizando as suas marcações.
4. Relacionamento é a chave
Incentive as conversas com os seguidores e estimule-os a comentar nas suas publicações, marcar os amigos e sempre responda às perguntas. É muito importante que o seu público não seja deixado de lado nas redes, pois ele é o principal motivo para você ter a sua conta ativa no Instagram.
Essa, além de ser uma excelente forma de fidelizar os seus seguidores, é uma fonte muito importante de descobrir as preferências dos consumidores e suas expectativas, para resolver problemas, tirar dúvidas e agilizar o atendimento.
5. Produza conteúdo autêntico
Ative o seu lado mais criativo e crie conteúdos que são a cara da sua marca. Mostre os seus diferenciais de formas inusitadas, crie conteúdos relevantes e informativos para o seu público. Antes de fazer um post, reflita se o que você vai divulgar atende a uma demanda existente da sua audiência.
Mostre a identidade da sua marca apresentando o que é tendência no seu nicho de mercado. Novidades sempre deixam o público interessado e se forem para facilitar a vida, melhor ainda. Ouça a sua audiência e aproveite esses insights para ter novas ideias para as suas publicações.
6. Aprenda a usar as novas funcionalidades do Instagram
O Instagram está sempre apresentando novidades para os seus usuários. Fique atento aos lançamentos da plataforma e experimente. Seja com novos formatos de posts como o tipo carrossel, vídeos, IGTV, Reels, guias, lives, faça testes e veja com qual formato de conteúdo o seu público mais se identifica.
As novas ferramentas possuem um alcance orgânico maior no começo de sua utilização, pois poucos usuários estão utilizando então o alcance acaba sendo maior na plataforma. Aproveite para ser o primeiro do seu nicho para estrear as novas funcionalidades, que inclusive recebem mais destaque na aba Explorar das contas quando os usuários fazem buscas na rede.
7. Capriche na bio
Se o feed é a sua vitrine, sua bio é o seu cartão de visitas. Preencha todas as informações disponíveis sobre a sua empresa, como contato, localização (caso seja um local físico), link para saber mais ou uma forma de contato como o WhatsApp.
Utilize as palavras-chave mais buscadas pelo seu público para identificar seu negócio na sua descrição. Seja objetivo e direto, mas deixe em destaque os seus diferenciais. Mostre como você pode ajudar os seus seguidores com os seus produtos e serviços.
E não esqueça de escolher muito bem a sua foto de perfil para identificar bem a sua marca. Se o logo ficar em um tamanho muito pequeno, pode ser que dificulte a visualização. Teste antes e faça os ajustes necessários.
Cuidado com constância e planejamento, o seu perfil no Instagram pode se torar uma importante ferramenta de vendas para a sua empresa. Mantenha-se atualizado com as novidades, estreite o relacionamento com o seu público e seja autêntico. A sua marca é única e a sua comunicação também deve ser.
Precisa de ajuda para crescer e se destacar nas redes sociais? Fale com a gente (51) 99462-0854.
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