5 dicas para usar o Instagram Business

19 de agosto de 2020

O uso das redes sociais como vitrine virtual dos seus produtos e negócios já é uma grande realidade. E o Instagram Business vem se destacando quando falamos nisso.

Como uma das estratégias digitais, a criação de conteúdo têm se mostrado uma forma de alcançar mais pessoas na internet de forma assertiva, criando um relacionamento mais profundo com a marca. Dessa forma, não basta mais somente mostrar os produtos, você precisa usar as redes sociais também para criar um vínculo com sua audiência.

A internet é o presente, é a realidade. Naturalmente, as redes sociais estão aí para te ajudar a aumentar suas vendas, gerar mais resultados para o seu negócio e mais autoridade para você e sua marca. Portanto, se você tem ou quer começar um negócio, aproveite as dicas que trouxemos hoje para usar o Instagram Business de forma assertiva e extrair o melhor que essa rede social pode oferecer.

Quer saber como? Segue com a gente.

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Instagram Business: como usar de forma efetiva?

O primeiro passo é criar um perfil do seu negócio, marca ou trabalho no Instagram. Depois, precisa planejar a estruturação de um plano para potencializar seus resultados na plataforma.

Defina alguns pontos bem importantes para o seu negócio:

  • Defina seu objetivo em primeiro lugar
  • Tenha um produto definido
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Crie sua persona
  • O que o seu público gostaria de ouvir?
  • Quais problemas seu produto/serviço/marca resolve para seu cliente?
  • Quem são seus concorrentes? E o que difere você deles?

Esses são apenas alguns pontos que você deve avaliar, mas saiba que são os principais para você criar uma estratégia que funcione realmente. Posteriormente, com o tempo, você vai desenhando e redesenhando suas estratégias. Então, lembre-se: marketing é teste e só testando é que você vai descobrir o que realmente é importante para sua audiência e o que traz resultados para sua empresa.

Agora, vamos aos passos mais práticos e à lista das 5 dicas para você começar a desenhar a sua estratégia para Instagram.

1.Transformando seu perfil em uma conta comercial

Depois de criar o seu perfil no Instagram, vamos transformá-la em uma conta Business. Para isso vá em CONFIGURAÇÕES > CONTA > MUDAR PARA CONTA COMERCIAL.

Uma das vantagens de fazer essa mudança, é que você passa a poder ver as informações e insights da sua conta, podendo obter dados importantes para criar estratégias eficientes e eficazes. Dados como:

  • Relatórios de atividades
  • Histórico das suas publicações e os resultados delas, tanto para posts no feed, como stories e até anúncios.
  • Em atividade, você terá acesso às informações do alcance da sua conta, quantas impressões seus posts causaram, o número de interações e visitas ao seu perfil.
  • Além disso, terá dados importantíssimos do seu público: geolocalização, faixa etária, gênero, horários e dias em que seu conteúdo é mais acessado e também quando seus seguidores estão mais ativos.
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2.Crie uma bio profissional no Instagram Business

A bio é onde você tem apenas um curto espaço de tempo para fazer com que o usuário entenda o que você faz. Por isso, aquele pequeno espaço de apresentação que fica logo abaixo do seu nome, é na verdade o seu primeiro cartão de visitas.

Para ajudar você a organizar de forma que passe a melhor impressão e que forneça as informações necessárias, separamos alguns detalhes que você deve cuidar para deixar a sua bio ainda mais completa. ⠀⠀

Logo

Use uma imagem que seja possível identificar facilmente a sua empresa. Coloque uma foto de boa qualidade, nítida, legível e centralizada.

Nome da empresa

É importante que seu nome de usuário ajude as pessoas a identificarem do que se trata o seu negócio ou o nome da sua empresa. Mas, nem sempre o seu @ é de fácil entendimento, por isso, coloque o nome da sua empresa de forma clara na sua bio.

Para ser encontrado

Use termos que identificam a sua empresa e escolha a categoria adequada ao seu negócio.

Descreva seu produto ou serviço

Seja muito objetivo e foque nos principais pontos que seu público precisa saber. Qual é o principal foco do seu negócio? O que você vende? Como seu produto auxilia as pessoas? E tudo isso, resumido, ok? Faça listas e coloque o que realmente importa.

Link direto

O famoso “link da bio”. Coloque o link do seu site, do seu Whatsapp e outro que seja realmente relevante para as pessoas encontrarem na sua bio. Se tiver mais de um utilize ferramentas que geram um link único para diversos outros, como o Linkeme.bio ou o Linktree por exemplo.

Sua localização e seu contato

Parece óbvio não é? Mas, essa é uma das coisas que mais observamos que faltavam na maioria das bios que analisamos. Como você pretende que alguém queira te encontrar se você não informa onde e nem como?

3.Crie destaques organizados

Os destaques são grupos de stories fixados permanentemente no seu perfil, abaixo de sua descrição. Eles podem unir diversos stories sobre um determinado assunto, sua apresentação pessoal ou do seu negócio, vitrine de produtos, etc.

Crie destaques personalizados e acrescente depoimentos, promoções, cases e outros assuntos que sejam interessantes de compartilhar. E muito importante: mantenha-os atualizados. Certamente isso vai gerar uma ótima impressão do seu negócio.

Para usar de forma efetiva os destaques é importante cuidar de alguns detalhes:

  • Crie capas personalizadas e que acompanhem o branding da sua marca. Use ilustrações, ícones e cores que tenham relação com o que você usa em toda sua identidade visual;
  • Nomeie os destaques com apenas um palavra e que a mesma seja de fácil entendimento, para que o público saiba do que se trata cada conteúdo fixado;
  • Apresente informações sobre seu negócio, quem você é, mostre seus clientes, seus valores e claro, seus produtos e serviços;
  • Tenha um destaque também para responder às principais perguntas da sua audiência.

Os destaques fixados no Instagram são uma ótima opção para você ter mais um espaço para divulgar informações importantes e chamar a atenção do público para o seu negócio. Além de contar histórias, você pode registrar momentos importantes e informações sobre seus produtos ou sobre o assunto em que você é especialista.

4.Crie uma identidade visual para o feed do Instagram Business

 Lá vem esse assunto polêmico de novo! Calma!

Esse conceito de feed organizado não tem apenas um modelo único. Assim, o ideal é seguir essa “harmonia” sem ficar preso a uma regra única que não permite que o feed flua naturalmente e se adapte a todos os tipos de conteúdo que você precisar postar.

E aqui separamos algumas dicas para te ajudar a manter seu feed harmônico sem precisar fazer “arranjos extraordinários” e complicados para mantê-lo bonito!

Defina um estilo

Crie um estilo próprio, único e alinhado ao seu posicionamento.

Planeje os editoriais

Defina os assuntos que você vai publicar e o estilo da arte para cada um deles, de uma forma que faça sentido pro seu negócio.

Defina um padrão

O melhor feed harmônico é aquele que fica bonito, mas que é facilmente reconhecido pelo seu cliente como sendo seu. Trabalhe intercalando fotos, ilustrações, citação, citação e foto, etc.

Crie sua identidade

Se o seu objetivo é aumentar seus números no Instagram Business, é importante manter uma identidade visual diferenciada, afinal essa é uma rede social que tem muito apelo visual e ter certa harmonia vai despertar o interesse pelo seu perfil.

Defina cores e fontes

Um feed com identidade visual é uma boa estratégia e pode trazer vantagens. Defina as cores que você vai usar e qual será a destacada. Use as cores e tipografia que fazem parte da sua marca. Tenha também uma fonte para “brincar” com as frases.

Use filtros em fotos

Você pode encontrar harmonia no tipo de fotos que você publica. Usar o mesmo filtro em todas as fotos dará a impressão de que seu feed é mais harmônico.

Use fotos e ilustrações

Evite publicar fotos muito parecidas uma ao lado da outra e varie também os estilos dos seus posts usando imagens e ilustrações.

Cuide do conteúdo

Não adianta ter um feed lindo, estruturado, com cores combinando e a mesma fonte, filtro e estilo se o seu conteúdo é ruim. Preocupe-se em conhecer o seu público, criar conteúdos interessantes, manter uma frequência, interagir e entregar valor.⠀

5.Instagram sem estratégia é só mais um perfil na rede social

É meu caros leitores, não adianta fazer isso tudo aqui acima, se você não tem uma estratégia de conteúdo que realmente valha a pena ser acompanhado. Por isso, aqui vão mais algumas dicas para te ajudar nesse assunto:

Tenha uma linha editorial consistente

Você já deve ter ouvido a máxima que diz que, quando alguém é especialista em tudo, este alguém não é especialista em nada. Por todos estes motivos, para que o seu conteúdo possa se destacar em meio a um grande mar repleto de outros peixes, é necessário que você estabeleça uma linha editorial. A sua linha editorial será o trilho que manterá a sua produção de conteúdo reta e consistente, dois pontos muito importantes para atingir o sucesso.

Publique conteúdo de maneira recorrente

Estabelecer uma boa frequência de publicação não é importante apenas para o algoritmo do Instagram, mas também para que a sua presença virtual se mantenha ativa na memória de quem consome o seu conteúdo.

Fale sobre você

Pessoas identificam-se com pessoas. Sentem simpatia por pessoas. Entretanto, a ideia não é expor a sua vida privada de maneira extensiva, mas fazer um recorte do que for interessante e puder agregar mais valor ao seu tema principal.

Faça stories

O formato de stories desenvolvido pelo Instagram Business, hoje, é uma das mais interessantes formas de distribuir conteúdo na internet. Portanto, estes pequenos vídeos tornam-se uma poderosa arma para captação de leads e seguidores.

Impulsione suas publicações

Utilizar este recurso para chegar ao seu público-alvo é uma estratégia muito recorrente e eficaz. Além disso, de que adianta um bom conteúdo se você não distribui para que o maior número de pessoas possa aproveitá-lo? O trabalho com anúncios é um processo evolutivo de compreensão do público, teste de formatos e aprimoramento de resultados.

Seja paciente e persistente

Tenha em mente sempre que os resultados não virão da noite para o dia. Para se ter sucesso na internet, o mais valioso conselho que se pode receber é: seja paciente e persistente.

Conclusão

Em resumo, o Instagram Business é uma excelente ferramenta para você obter mais resultados para o seu negócio. Além disso, é uma ótima oportunidade para você criar mais relacionamento com a sua audiência.

Mas lembre-se: ele é apenas UMA ferramenta. E ferramenta sozinha não faz o trabalho pesado! Se você deseja ter resultados de verdade, prepare-se, estude e conheça mais sobre a plataforma do Instagram Business. E não se prenda apenas no aprendizado, ação é necessária e muitas coisas você vai aprender na prática.

Para começar, siga essas dicas do post e mãos à obra! E se precisar de ajuda nas suas estratégias digitais nas redes sociais, conheça o que a Ideia Agência Digital pode fazer por você e por sua empresa. Acesse as nossas soluções em marketing digital e descubra como potencializar ainda mais a sua presença digital.

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