Se você está cansado de investir em estratégias de marketing que não trazem nenhum resultado, é preciso entender as principais causas. Aliás, às vezes é preciso entender que se arriscar por novos caminhos é determinante para crescer. Chega de continuar fazendo mais do mesmo e sendo só mais um na internet. Para ter destaque entre seus concorrentes, é necessário buscar novas formas de crescer e se sobressair.
Pensando nisso é que vamos te dar 5 dicas para melhorar o seu e-commerce e aumentar seu faturamento. Mas, antes disso, trouxemos alguns dados para você perceber como usar ferramentas diferentes é essencial. Confira abaixo:
De acordo com o Pagar.Me, no Brasil, o comércio eletrônico surgiu no final da mesma década, mas começou a se consolidar somente a partir dos anos 2000. Aquele ano foi marcado por um total de 13,2 milhões de novos clientes digitais. Como resultado, o e-commerce brasileiro alcançou o faturamento recorde de R$ 81 bilhões, segundo a Ebit Nielsen.
Além disso, somente em 2021, o e-commerce no Brasil atingiu a marca de 182,7 bilhões. Para se ter ideia, esse é um recorde de crescimento de mais de 25%. Ou seja, é um ambiente que cresce cada vez mais e que merece atenção. Aliás, se você deseja embarcar, a hora é agora. No entanto, é preciso se aprofundar do que seu consumidor deseja e criar as melhores estratégias para atraí-lo.
Com certeza vender mais é o desejo de todos os comerciantes. Mas, para ter bons resultados na internet, é preciso oferecer a melhor qualidae, serviço e atendimento ao consumidor. E, isso não passa somente pelo produto, mas pela experiência do usuário na sua plataforma. Por isso, é que separamos 5 dicas especiais e infalíveis para você colocar em prática e aumentar logo o seu faturamento, confira:
1. Crie estratégias para o seu cliente não desistir de comprar
Primeiramente, o seu principal foco deve ser fazer com que o seu cliente chegue até o seu site, plataforma. Para isso, invista em bons conteúdos, estratégias de SEO e geração de conteúdos de valor para garantir que ele seja fisgado no primeiro momento. O melhor nisso tudo, é que a internet possibilita que você crie estratégias para atrair a atenção exatamente do seu nicho.
Dessa forma, invista em conhecimento e se aprofunde cada vez mais no que eles desejam. Assim fica mais fácil de montar iscas virtuais para conseguir o clique e posteriormente a conclusão da venda. Aliás, é muito comum que após essa etapa, esses novos consumidores, repitam compras e até indiquem para novas pessoas. Não meça esforço para investir em campanhas e publicidades eficazes para essa fase.
2. Invista na melhor experiência do usuário
Depois de garantir que o cliente chegue até o seu site, é preciso oferecer qualidade para que ele realize as compras. Aliás, é pensando nisso que você deve investir em um site leve, eficiente e que deixe o usuário comprar sem nenhum tipo de problema. Certamente você já deve ter entrado em algum ambiente virtual para compra algo e desistido pela ineficiência da plataforma, e apesar das evoluções, isso ainda é muito recorrente.
Usar o modo responsivo é uma mão na roda par quem quer se destacar. Ele ajuda aos consumidores acessarem sua página de qualquer dispositivo. Hoje em dia, raramente as pessoas usam os computadores para realizar essas compras. Veja o que fala Ethan Marcotte, criador da ideia de sites responsivos:
Em vez de adaptar designs desconectados a cada um de um número cada vez maior de dispositivos da web, podemos tratá-los como facetas da mesma experiência. Podemos projetar para uma experiência de visualização ideal, mas incorporar tecnologias baseadas em padrões em nossos projetos para torná-los não apenas mais flexíveis, mas mais adaptáveis à mídia que os processa. Resumindo, precisamos praticar o design responsivo da web.
3. Se o cliente desistir, vá atrás dele
Muitas pessoas começam a encher um carrinho em sites e plataformas e por algum motivo acabam desistindo de efetuar. Por isso, uma dica valiosa é ir atrás dele. Como assim? Por meio de e-mail você pode mandra uma mensagem avisando sobre um problema na compra, avisar que o carrinho continua disponível no site e muito mais.
De acordo com pesquisas, 77% das pessoas abandonamo o carinho de compras virtuais. Tentar reaver essas vendas é muito importante para mostrar que seu cliente não é só mais um número e você notou a ausência dele e ainda aumentar seu faturamento. Muitas empresas acabam investindo em publicidades nesse momento.
Por exemplo, passados alguns dias ou horas que o cliente abandonou o carrinho, um e-mail pode ser enviado. Ainda assim, pode oferecer algum produto com desconto, desconto na compra, compre um e leve outro.
4. Garanta o aumento do ticket médio
Mais do que vender, vender com um custo elevado é um dos maiores desafios das empresas. Por isso, existem algumas estratégias que podem ser implementadas para ter melhores resultados. Por exemplo, use método de dar desconto em maiores quantidades de produtos, frete grátis e afins.
Essa é uma ferramenta que costuma ter muito resultado e ainda aumenta o seu valor de venda e o valor gasto pelo consumidor na sua plataforma. Durante datas sazonais é muito importante usar essas pequenas mudanças para garantir maior lucratividade.
5. Aposte no melhor atendimento
Depois de receber seus clientes, oferecer descontos e muitas outras vantagens, é preciso oferecer qualidade no atendimento. Não importa se o seu negócio é on-line ou físico, as pessoas são os mais importantes no negócio. Ou seja, não adianta investir em uma ambiente bonito e agradável, se o atendimento é ineficaz.
Ajude seus clientes com as respostas rápidas, atendimento especializado, auxilio durante os processos de pagamento. Aposte em empresas que façam os envio de códigos de rastreio com rapidez, ou até mesmo a sua equipe. Dessa mesma forma, garanta que o produto chegue até o consumidor bem embalado e de forma ágil.
Por fim, para garantir que tudo saia como esperado, invista em uma empresa que implemente esses serviços no seu negócio. Para conhecer nossas soluções, envie uma mensagem e explique tudo que você precisa. Teremos o prazer em ajudá-lo.