4 dicas para sua empresa atuar bem nas redes sociais

Uma das maiores máximas do marketing é aquela que diz que toda empresa precisa estar onde seu público-alvo se encontra. Se trouxermos essa afirmação para o ambiente online, fica evidente que marcas de todos os tamanhos precisam marcar presença nas redes sociais, já que essas plataformas estão entre os sites mais acessados pelos usuários brasileiros.

Mas para ter bons resultados com marketing em mídias sociais, não basta simplesmente criar uma página ou um perfil e sair postando. É preciso estruturar essa iniciativa e planejá-la bem para que seja possível colher bons frutos. Para te ajudar nesse trabalho, nós listamos neste post 4 dicas para sua empresa ter uma boa atuação nas redes sociais. Veja só!

1. Entenda seu público-alvo e esteja presente nas redes sociais em que ele está

O primeiro passo para fazer um bom trabalho nas redes sociais é saber muito bem quem é seu cliente. Para isso, a melhor estratégia é usar a metodologia de criação de personas e, com base em pesquisas definir o perfil do seu público-alvo. A partir daí, seu trabalho será o de identificar qual a rede social que essas pessoas mais usam e, com base nisso, saber para qual rede sua empresa deve direcionar os esforços.

Não adiantar criar um perfil e fazer campanhas no LinkedIn se o seu público está presente no Facebook, não é? Tenha foco para não desperdiçar esforços e recursos em ações mal direcionadas.

2. Produza e publique conteúdo relevante

Além de te ajudar a escolher as redes sociais que vão receber seu investimento, o entendimento do seu público auxilia também na hora de definir qual o conteúdo será gerado para publicação no perfil da empresa. Afinal de contas, de nada adianta estar presente em uma rede social com o mesmo discurso comercial e publicitário.

Ninguém acessa as redes sociais para comprar — pelo menos, não a princípio —, mas sim para conversar e interagir. É com foco nisso que sua empresa deve trabalhar.

3. Invista em imagens de qualidade

Muitas das redes sociais mais conhecidas no mercado carregam em seus formatos de conteúdo a possibilidade de inserção de imagens e vídeos. Faça uso desses recursos na sua estratégia de redes sociais! Eles são valiosos para chamar a atenção do público e enriquecer seus conteúdos. Mas para ter melhores resultados, não se esqueça de investir na qualidade dos materiais.

Pesquisas mostram que as pessoas não têm o hábito de ler muitos textos e, por esse motivo, a qualidade das imagens que você vai publicar ganha ainda mais importância, pois elas podem ser o veículo principal para levar a informação que você quer passar.

4. Fique atento às diferenças de objetivo e linguagem de cada rede social

Para um trabalho de qualidade nas redes sociais, é fundamental que a empresa compreenda que cada rede tem um objetivo, formato e linguagem específicos. Se você simplesmente replicar o conteúdo do Instagram no Facebook, por exemplo, o potencial de resultado da ação será muito menor. Para resolver esse problema, faça planejamentos, crie estratégias e mantenha execuções diferentes e específicas para cada rede social.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou mais dicas interessantes para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!