Smarketing: 4 benefícios da integração entre o time de vendas e marketing

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O trabalho dos times de marketing e vendas são essenciais para o sucesso de uma empresa. Afinal, é através deste trabalho que você irá gerar mais oportunidades de negócio e, com isso, gerar mais vendas.

Para otimizar os resultados de sua organização, o ideal é que ambos os times trabalhem juntos e em sincronia com os objetivos da empresa. Dessa forma, você contará com duas equipes direcionadas ao alcance a mesma meta: conquistar mais clientes e aumentar a receita da sua organização. Este trabalho em conjunto é o que chamamos de Smarketing – ou Vendarketing, em português.

Como o nome já sugere, o Smarketing é a união dos times de marketing de vendas. Ainda não sabe quais são as vantagens dessa estratégia para o seu negócio? Confira abaixo 4 motivos para montar a sua equipe de Smarketing agora mesmo:

Quais as vantagens do Smarketing?

Muitas empresas já investem no Smarketing pensando nos benefícios que esta integração pode gerar. Entre as principais vantagens dessa metodologia, podemos destacar:

Melhorar a comunicação entre os times

Aproximando os times de marketing e vendas você irá garantir que eles se comuniquem de forma mais eficiente, eliminando ruídos em toda a comunicação e aproximando os setores. Os membros da sua equipe saberão como o outro time funciona, quais são os problemas enfrentados no seu dia a dia e, principalmente, o que pode ser feito para que todos se ajudem.

Dessa forma, você irá desenvolver a inteligência necessária para otimizar processos internos, desenvolver estratégias de marketing mais eficientes, melhorar o processo de tomada de decisões e, assim, realizar mais vendas.

Gerar leads mais qualificados

Ter os times de marketing e vendas trabalhando juntos permite gerar leads mais qualificados. Isso porque o time de marketing saberá exatamente quais são as características principais da sua persona, uma vez que terá contato direto com o time de vendas.

Nessa estratégia, o time de marketing poderá oferecer conteúdo cada vez mais atraente para a persona, otimizando o processo de nutrição de leads e entregando leads mais qualificadas para o time de vendas.

Com isso, os custos de venda irão diminuir consideravelmente, tornando seu negócio mais rentável e aumentando as chances de conversão.

Definir metas em comum

É comum vermos times de marketing e vendas com metas que não possuem relação entre si, o que atrapalha a conquista dos resultados de uma organização. Nesse contexto, o Smarketing ajuda a eliminar esse problema ao estabelecer metas que se complementam e são positivas para toda a organização, e não apenas para um setor específico.

O time de marketing saberá, por exemplo, quantos leads terá de gerar a partir do funil de vendas para que o time comercial consiga alcançar seus objetivos. Além disso, ter metas bem definidas ajuda a definir os papéis de cada departamento e a medir os resultados de suas ações.

Melhor custo benefício

Unindo os times de marketing e vendas, você poderá garantir que todo o conteúdo da sua estratégia de Inbound Marketing esteja orientada para a conquista de resultados.

Seu time de marketing ainda estará preocupado em melhorar a imagem da marca, em reter clientes e outros elementos essenciais para qualquer empresa. Ao uni-lo com vendas, porém, o objetivo principal de ambas as equipes será a  conquista do maior retorno financeiro possível.

Através desta mudança de prioridades, todo o trabalho da sua organização visará a geração de lucros. Assim, sua empresa irá diminuir desperdícios e, com isso, aumentar sua receita.

E você, tem alguma dúvida sobre como integrar os times de marketing e vendas da sua empresa? Conhece outro benefício que não foi citado neste artigo? Conte pra gente nos comentários e participe: será um prazer ajudar você!