Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: quais são as diferenças?
Se você é antenado em marketing digital, certamente já ouviu falar em duas das mais importantes estratégias do momento: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas afinal, qual é a diferença entre elas?
Neste artigo, você entenderá como elas funcionam, quais as vantagens de cada uma e como a distingui-las para utilizá-las conforme as necessidades do seu negócio. Confira!
O que é o Marketing de Conteúdo?
O conteúdo é responsável por mais de 90% dos cliques na web, o que prova a importância da estratégia nos negócios digitais. Em uma definição geral, o Marketing de Conteúdo é toda informação produzida com objetivos mercadológicos.
No universo digital, a concorrência é bastante intensa. Enquanto navega, o usuário de internet é bombardeado constantemente por anúncios e informações em geral. Por isso, as marcas precisaram se adaptar e começaram a criar conteúdo relevante para os consumidores, buscando se destacar no meio de tanta informação.
Existem diversos tipos de conteúdo. Os mais comuns são:
- Artigos;
- Apresentações de slides;
- Vídeos;
- E-books;
- Infográficos.
Assim, podemos concluir que Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos que agregam valor ao produto ou serviço oferecido e também à realidade de determinado público-alvo.
O que é o Inbound Marketing?
Embora a produção de conteúdo tenha também efeitos em questão da imagem da marca, é necessário utilizá-lo para efetivamente realizar vendas. O Inbound Marketing é uma estratégia baseada no funil de vendas que tem como objetivo transformar um usuário comum em um cliente. Mas como fazer isso?
Através do marketing de conteúdo, é claro! Sendo assim, cabe aqui uma comparação com uma construção. Enquanto o inbound marketing é o alicerce que ergue uma empresa, o marketing de conteúdo são os tijolos que a compõem.
Em cada uma das etapas do funil de vendas, cria-se conteúdo para engajar e aproximar o usuário e, ao fim, convertê-lo em um cliente.
As fases do funil de vendas do Inbound Marketing são:
1. Atração
Etapa onde é criada a maior parte do conteúdo, tem como objetivo atrair o maior número de usuários possível, levando-os a determinadas páginas de destino. Para isso, são criados artigos otimizados para mecanismos de buscas e utilizados os canais de divulgação, como redes sociais, para potencializar o alcance.
2. Conversão
Na página de destino escolhida, é incluída uma chamada para a ação, geralmente determinada como a inscrição em uma newsletter. Assim que o usuário cadastra-se, ele torna-se um lead. Observe que você acaba de filtrar usuários que possuem interesse no seu produto ou serviço.
Mas não apenas isso: ele solicitou iniciar um diálogo com a marca, e a partir de agora você deve enviar informações relevantes através do e-mail. Aqui, outros formatos de conteúdo são bastante utilizados, visando sempre resolver os problemas da sua audiência. Essas ações estreitarão o relacionamento entre consumidor e marca.
3. Fechamento do negócio
Quando as plataformas de e-mail marketing detectam um alto nível de engajamento do usuário (isto é, cliques em links, tempo de permanência na mensagem, número de downloads, etc.), é chegada a hora de fazer uma oferta.
A esse usuário, dá-se o nome de lead qualificado — ou seja, alguém que demonstrou grande interesse pelo que a sua empresa oferece e confia na marca. Então, as chances de ele fechar um negócio são grandes.
Agora você já sabe quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e entendeu como eles são interdependentes. Para receber mais conteúdo relacionado, inscreva-se na nossa newsletter!