ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre-se para receber dicas fantásticas de Marketing Digital (GRÁTIS)

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Conheça os principais motivos para criar um site em WordPress

Quando chega o momento de lidar com os aspectos técnicos de uma estratégia de marketing digital, uma decisão que todo empresário precisa tomar diz respeito à implementação do site. Afinal, ele deve ser criado no WordPress ou em outra plataforma?

Para ajudar você a esclarecer essa dúvida, apresentaremos aqui algumas das vantagens de se criar site em WordPress. Preparado para entender por que essa é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo todo? Continue a leitura e confira!

1. Criar site em WordPress é muito simples

Uma das grandes vantagens de criar site em WordPress é que a curva de aprendizagem dessa plataforma é muito curta. Grosso modo, podemos dizer que qualquer um pode aprender rapidamente como criar um site e, depois, como personalizá-lo e adicionar novas funções.

Além disso, como essa é a plataforma mais popular atualmente, existem milhões de tutoriais pela internet ensinando desde as funções mais básicas até outras altamente complexas. O que facilita, e muito, o trabalho de aprendizagem de quem usa WordPress.

2. As possibilidades de customização são infinitas

Criar site em WordPress, além de fácil, é também altamente customizável. Isso porque outra vantagem que essa plataforma tem em relação às outras é que praticamente tudo é possível dentro do WordPress.

Loja virtual? É possível. Landing pages? Também é. Customizar o visual e as funções de cada página? Design responsivo? Integração com Facebook, YouTube e outras redes? Tudo permitido dentro do WordPress.

Como a plataforma é de código aberto, qualquer empresa com um bom programador — ou alguém que entenda o suficiente de programação — consegue customizar o serviço e construir o site do zero, do jeitinho que você quiser.

3. Gerenciamento de conteúdo muito fácil e prático

Uma das dificuldades de colocar um site para funcionar na internet é que poucas pessoas entendem de programação, SEO e outros assuntos relacionados ao funcionamento de uma página. Dessa forma, fica a impressão de que é preciso um gênio da informática para gerenciar o seu site.

No WordPress, as coisas funcionam de forma diferente. Os painéis de gerenciamento da plataforma são muito simples e intuitivos, sem exigir nenhum conhecimento de programação para, por exemplo, escrever um artigo.

Assim, depois de ter o site no ar, é muito simples mantê-lo funcionando e continuar produzindo conteúdo para ele!

4. Suporte a plugins e temas de todos os tipos

Uma informação que qualquer pessoa interessada em ter um site na internet precisa saber é que sua página, provavelmente, precisará de plugins ou temas para alcançar o resultado que você espera.

Em resumo, plugins são pequenas ferramentas de função única, que são instalados no site e permitem que o gerenciador da página tenha algumas facilidades no seu trabalho.

Alguns desses plugins — que podem ser gratuitos ou não — permitem que sua página tenha um desempenho melhor no Google, que seja carregada mais rapidamente ou mesmo que tenha suporte a comentários pelo Facebook, por exemplo.

Já os temas são conjuntos de plugins, autorais ou não, e códigos que reformulam o WordPress para o seu site. Assim, eles permitem que sua página execute uma série de funções específicas pensadas especificamente para seu negócio.

Como a comunidade de desenvolvedores ao redor do WordPress é muito ativa e competente, existe uma infinidade de plugins e temas com os mais diversos desempenhos, apenas esperando para fazer do seu site o melhor.

5. Economia na criação de sites

Quem já tentou criar um site para sua empresa sabe que esse tipo de ação pode custar caro no bolso se os parceiros certos não estiverem ao seu lado.

De fato, existem muitas ferramentas por aí que dizem ser possível “criar um site de graça” — mas, na maioria das vezes, você fica sem domínio próprio, com um mal posicionamento no Google e sem funções extras, precisando pagar uma mensalidade para conseguir tudo isso.

O WordPress não funciona assim. Todas as vantagens que citamos até aqui vêm de graça e, caso você precise pagar algum valor nos plugins ou temas adicionais, ele será pago numa única oportunidade, sem mensalidades. A economia é excelente, e o resultado, muito superior!

6. Os sites em WordPress são mais leves e rápidos

Garantir uma boa experiência de navegação para os visitantes do seu site é muito importante para sua estratégia de marketing digital. E um dos elementos que mais prejudicam a experiência do usuário são os sites pesados, que demoram muito para abrir as suas páginas.

Pois esse é um problema ainda maior para os usuários que acessarem o seu site por meio de dispositivos móveis, fazendo com que muitos abandonem a sua página antes mesmo de lerem o seu conteúdo.

Nesse sentido, uma das vantagens de se criar um site em WordPress é que ele permite a criação de sites mais leves e fáceis de carregar, garantindo que qualquer pessoa — independentemente de sua velocidade de conexão com a internet — consiga acessar o site da sua empresa.

E, além de ajudar na experiência do usuário, vale a pena lembrar que a velocidade de carregamento também ajuda o seu site a conquistar melhores posições nas buscas do Google.

7. Possui uma comunidade de desenvolvedores muito grande

Outra vantagem de se criar site em WordPress, ao invés de optar por outro CMS, é que ele possui uma imensa comunidade de desenvolvedores, que estão sempre trabalhando para melhorar a plataforma e torná-la mais segura e robusta.

E isso é crucial, pois, além de ter a certeza de que há pessoas trabalhando para manter a plataforma atualizada, quer dizer que não será difícil encontrar profissionais capazes de cuidar da manutenção do seu site.

Além disso, existem vários cursos disponíveis para qualquer pessoa que quiser aprender a criar site em WordPress, permitindo que você invista na capacitação dos membros de sua equipe, caso seja necessário.

8. É fácil de integrar com outras plataformas e redes sociais

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo usadas para facilitar o contato com amigos, familiares e as empresas que admiram.

Por isso, hoje é fundamental que o site de sua empresa tenha uma boa integração com as redes sociais, permitindo que o seu visitante possa, em poucos cliques, compartilhar e recomendar a sua página para todos os seus amigos.

Nesse caso, a vantagem de se criar um site em WordPress é a facilidade com que a plataforma se integra com as principais redes sociais do momento, como o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, permitindo que o seu cliente realize ações nessas redes sociais sem deixar o seu site.

E o WordPress não permite apenas a integração com as redes sociais. Utilizando os plugins certos, é possível ainda integrar a plataforma com diversas ferramentas de automação de marketing, o que facilita a gestão de sua estratégia de nutrição de leads e a geração de novos negócios.

Agora que você já viu tantas vantagens de criar site em WordPress, não dá para desenvolver sua página em outra plataforma, não é mesmo? Quer receber outras dicas como essas diretamente no seu e-mail? Assine gratuitamente a nossa newsletter e fique por dentro das melhores ferramentas de marketing digital!